329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Tem a certeza que sabe o que é astigmatismo?

Home Clinsborges
 

O astigmatismo é uma doença ocular, traduzida por um erro refrativo que provoca dificuldade em ver tanto ao perto, como ao longe. É de facto um problema de visão muito comum, tal como são a miopia e a hipermetropia.

O astigmatismo ocorre geralmente devido ao formato irregular da córnea do olho. Contudo, na maior parte dos casos, este problema de visão pode ser corrigido com uso de óculos, lentes de contato ou mesmo o recurso a cirurgia. Entenda mais sobre esta doença ocular muito comum neste artigo.

O que provoca astigmatismo tem origem num problema da córnea, que ao contrário do habitual se alarga para um formato irregular, ficando com uma forma oval. É isso que origina o erro refrativo que distorce a luz quando esta entra nos olhos.

Desta maneira, quando o normal seria que a retina tivesse apenas um ponto de foco, nesta condição o paciente obtém múltiplos pontos focais.

Por isso mesmo, quem sofre de astigmatismo vê os objetos que estão próximos e os que estão longe de forma turva, sempre dependendo do grau de astigmatismo presente.

Habitualmente, a córnea normal apresenta o formato de uma bola, ou seja, possui o mesmo grau de curvatura ao longo da sua extensão. Por isso existe apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Porém, quem sofre com astigmatismo tem o olho com o formato mais oval e menos arredondado, com zonas mais planas e outras mais elevadas ou deprimidas. É assim que a luz propagada surge mais difusa, provocando diversos pontos de foco da luz.

Em conclusão, a diferença reside na forma como a luz é refratada pelo olho.

Em algumas situações, a origem do astigmatismo consiste no formato irregular da lente natural dos nossos olhos, ou seja, no cristalino, sendo estes casos designados por astigmatismo lenticular.

Principais sintomas de astigmatismo

Existem diversos sintomas de astigmatismo aos quais deve estar atento:

Visão embaçada

Dificuldade para ver ao perto, por exemplo, quando está a ler

Dificuldade para ver ao longe, como por exemplo perante os sinais de trânsito

Dores de cabeça e nos olhos

Cansaço ocular

Excessiva sensibilidade à luz, sensação de vertigem e/ou enxaquecas em ambientes com muita luminosidade (fotofobia)

Confusão entre letras ou números parecidos

Na hipótese de apresentar algum destes sintomas, deverá realizar uma consulta de oftalmologia logo que possível, de modo a obter um correto diagnóstico da sua situação. Somente os exames oftalmológicos podem garantir se tem ou não astigmatismo e qual a sua forma ideal de tratamento.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *