Quais são os tipos de hipermetropia que existem?

Muitas vezes confundida com miopia ou astigmatismo, a hipermetropia é vulgarmente descrita como a dificuldade de ver ao perto. O desfoque é o resultado de uma anomalia refrativa que impede os raios luminosos de chegarem ao ponto da retina onde se forma a imagem que vemos.

Na maior parte dos casos, a hipermetropia resulta de um desenvolvimento congénito anómalo.

Os hipermétropes têm normalmente um olho mais pequeno do que o normal, fator que pode ser corrigido através do uso de óculos, lentes de contacto ou através de uma intervenção cirúrgica, como a cirurgia refrativa LASIK.

Por estar relacionado com a dimensão do olho, a hipermetropia é muitas vezes identificada em crianças, cujo olho ainda está em desenvolvimento.

Em casos normais, o valor da hipermetropia vai normalmente reduzindo à medida que o olho cresce, pelo que é comum crianças que necessitavam de usar óculos deixarem de necessitar deles já na idade adulta e que pequenos valores de hipermetropia são aceitáveis em crianças com pouca idade.

Ainda assim, é importante salientar a importância de acompanhamento especializado uma vez que alguns casos de hipermetropia estão associados a estrabismo e/ou prejuízo no desenvolvimento da visão (ambliopia).

Para identificar o problema é necessário estar atento a alguns sintomas. O mais comum é a dificuldade em ver objetos ao perto. Visão desfocada, vista cansada, dores de cabeça frequentes, falta de concentração e dificuldade em ler durante algum tempo são outros sinais a que deve estar alerta.

Conheça os 2 tipos de hipermetropia

Existem dois tipos de hipermetropia. A distinção entre ambos é feita de acordo com a origem do problema. Vejamos cada uma com mais detalhe:

Hipermetropia axial: ocorre quando o globo ocular é mais curto do que o normal. Verifica-se normalmente nas crianças, cujo olho ainda está em desenvolvimento. Nestes casos, há um aumento do raio de curvatura e/ou uma diminuição da curvatura das faces do cristalino.

Hipermetropia refrativa: ocorre quando existe alteração do índice de refração do cristalino.

A identificação do tipo de hipermetropia é fundamental para o correto acompanhamento por parte de um oftalmologista.

casos de hipermetropia, causas de hipermetropia, cirurgia para hipermetropia, hipermetropia, Hipermetropia axial, hipermetropia infantil, hipermetropia ocular, Hipermetropia refractiva, miopia hipermetropia, significado de hipermetropia, tipos de hipermetropia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.