Tenho uma mancha preta na visão. É perigoso? Confira a resposta!

Desvalorizadas e muitas vezes consideradas como um mero sinal de cansaço, as manchas da visão são algo a que todos devemos estar atentos. Se nalguns casos podem ser normais, noutros podem significar algum problema grave.

Uma consulta ao oftalmologista é, por isso, obrigatória. A dificuldade está em perceber se se trata ou não de uma emergência médica. Afinal, devemos correr para o oftalmologista ou será que podemos esperar alguns dias?

A resposta à questão na verdade varia muito de caso para caso. Se forem momentâneas e não surgirem acompanhadas de outros sintomas, provavelmente a consulta poderá esperar alguns dias.

Por outro lado, se surgirem rapidamente e vierem associadas a problemas (como a perda repentina de visão, dor ou inchaço), é importante que procure um médico oftalmologista o mais rapidamente possível.

O que são estas manchas pretas?

Apelidadas de moscas volantes (“muscae volitantes”), estas manchas negras chamam-se assim desde os tempos dos romanos que, sem saber exatamente de que se tratava, descreveram-nas como uma espécie de mosca que surge na visão. Em inglês, o nome mais usado para descrever estas manchas é “floaters”.

Estas manchas são nada mais do que proteínas ou partículas do vítreo muito pequenas que se soltam à medida que envelhecemos. Irregulares, estas partículas podem ter vários formatos, sendo descritas não só como pontos, mas também como linhas ou fragmentos de teias de aranha.

Em si, as moscas volantes não são um problema grave. O problema surge quando estas estão associadas a alguma doença mais grave.

O seu aparecimento pode, por exemplo, significar que houve uma lesão grave, como o descolamento do vítreo ou o descolamento da retina. Nestas situações, um diagnóstico rápido é fundamental para garantir a saúde ocular.

Mancha preta imóvel está geralmente associada a hemorragias intraoculares ou descolamento de retina.

As moscas volantes têm tratamento?

O tratamento das moscas volantes passa normalmente pela identificação da sua origem e pela análise que procura perceber a sua gravidade. A vitrectomia, por exemplo, pode remover todas as manchas, no entanto, esta solução não é aconselhada para apenas remover as moscas volantes.

Existem também alternativas a laser, mas estas também só devem ser usadas após a consulta e recomendação de um médico especializado.

consulta ao oftalmologista, descolamento de retina, hemorragias intra-oculares, Mancha preta imóvel, mancha preta na visão, manchas da visão, manchas negras, medico oftalmologista, moscas volantes, moscas volantes desaparecem, o que é mosca volante, oftalmologista, saúde ocular, tratamento das moscas volantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.