O que é a vitrectomia? Saiba mais sobre esta cirurgia

A vitrectomia é um tipo de procedimento cirúrgico que consiste na remoção do vítreo e respetiva substituição por um gás ou líquido. A operação é executada apenas em casos mais graves.

Atualmente, pode ser usada no tratamento de várias doenças, como o descolamento da retina, hemorragia vítrea, tromboses venosas, glaucoma, “pucker” macular ou retinopatia diabética.

Composto maioritariamente por água, o vítreo é o fluído transparente responsável por preencher o interior do globo ocular. Estando em permanente contacto com a retina, desempenha uma função importante na visão.

Quando existe um problema ou descolamento é comprometida a função da retina, cuja responsabilidade é formar a imagem que é depois enviada para o cérebro pelos nervos óticos.

Como é feita a vitrectomia?

Apesar de ser algo complexa, a vitrectomia é atualmente rápida, indolor e apresenta um grau de sucesso muito elevado.

Durante o procedimento é usado um aparelho que se chama vitrétomo, cuja função é remover o gel vítreo existente. O vítreo é depois substituído por uma solução salina, gás ou silicone.

Na maioria das vezes, a cirurgia é feita com anestesia local. Depois de aplicada, são feitas pequenas micro incisões no olho. Além do vitrétomo são usados outros equipamentos microcirúrgicos que procuram ser o menos invasivo possível.

Como é o pré e o pós-operatório da vitrectomia?

Antes da cirurgia são executados vários exames. Estes exames são altamente importantes para perceber se o doente cumpre os requisitos para ser submetido ao procedimento cirúrgico ou se deve, inclusive, optar por outra solução.

O acompanhamento médico adequado é fundamental nesta fase inicial.

O acompanhamento pós-operatório é também muito importante. Repouso é recomendado nesta fase: no período de uma a duas semanas, o doente deverá seguir as indicações médicas e estar atento a sinais de alerta que possam surgir.

O pós-operatório pode variar de acordo com o problema tratado. O próprio retorno da visão à normalidade pode variar segundo a doença. Outro fator importante a ter em consideração é o estado da retina que pode ter sido danificada.

descolamento da retina, descolamento de retina, descolamento do vítreo, Glaucoma, hemorragia vítrea, pucker macular, remoção do vítreo, retina, retinopatia, retinopatia diabética, tromboses venosas, Vitrectomia, vitrétomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.