Quais são as diferenças entre miopia e astigmatismo?

A miopia e o astigmatismo são dois dos problemas de visão mais comuns e podem ser o resultado de vários fatores. Ambos podem já existir no momento do nascimento, mas na maioria dos casos são o resultado do desenvolvimento do próprio organismo. No entanto, o que é que distingue a miopia e o astigmatismo?

Olhemos, em primeiro lugar, para aquilo que acontece numa pessoa com visão normal. Depois de passarem pela córnea, os raios da luz chegam à retina convergindo num só ponto. Desta convergência neste ponto em específico, nasce a imagem que, se não houver nenhum problema, será nítida.

No caso da miopia, a convergência dos raios de luz ocorre antes de estes conseguirem chegar até à retina. Isto deve-se habitualmente ao tamanho do próprio olho (o chamado “olho míope”) que é mais longo do que o olho normal.

O facto de os raios de luz não conseguirem atingir um ponto específico explica o porquê de a imagem ser mais nítida ao perto e mais desfocada ao longe. Para corrigir a situação, são utilizadas lentes concavas negativas, que alongam os raios para que estes convirjam no sítio certo.

Já no caso do astigmatismo, o que acontece é que existe uma curvatura irregular da córnea.

Esta irregularidade impede os raios de luz de chegarem a um único ponto na retina, fazendo com que a imagem fique desfocada e pouco nítida, tanto ao longe como ao perto.

O problema pode ser corrigido com lentes cilíndricas que fazem o trabalho da córnea e garantem que os raios convergem no ponto ideal da retina.

É possível ter os dois, miopia e astigmatismo?

Antes de darmos a resposta, é importante introduzir outro conceito. Falamos da hipermetropia. Se no caso da miopia, a nitidez da imagem é afetada porque o tamanho do olho é superior ao normal, no caso da hipermetropia o tamanho do olho é inferior. Isto faz com que a imagem do hipermétrope seja especialmente afetada na visão de perto.

Resumindo:

Miopia: vê bem ao perto e mal ao longe

Hipermetropia: vê melhor ao longe e mal ao perto

Astigmatismo: desfoca tanto ao longe como ao perto

Voltando agora à questão do subtítulo: uma vez que tanto a miopia como a hipermetropia se tratam de problemas relacionados com a dimensão do globo ocular, não é possível ter ambas no mesmo olho, ou seja, um míope não pode sofrer de hipermetropia e vice-versa. É, no entanto, possível que um olho tenha miopia e astigmatismo ou hipermetropia e astigmatismo.

astigmatismo, astigmatismo como se ve, astigmatismo e miopia, astigmatismo elevado, como saber se tem miopia, correção miopia e astigmatismo, hipermetropia e astigmatismo, miopia, miopia e astigmatismo, miopia x astigmatismo, o que é astigmatismo, o que é miopia, sintomas da miopia e astigmatismo, tipos de astigmatismo, tratamento miopia, visão com miopia e astigmatismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.