Estrabismo em crianças: tudo o que precisa de saber
Normalmente descrito como a perda do paralelismo entre os olhos, o estrabismo resulta de um desequilíbrio na coordenação dos músculos oculares que são incapazes de coordenar em simultâneo a deslocação de ambos os olhos.
O diagnóstico da doença é fundamental, já que deve ser corrigida o mais precocemente possível. No estrabismo em crianças, é importante que os pais estejam atentos para identificar os primeiros sintomas e fazer o correto acompanhamento junto de um oftalmologista especializado.
É comum os bebés não nascerem com a coordenação dos músculos oculares completamente desenvolvida, o que pode só acontecer pelos seis meses após o parto.
Para ter a certeza de que o estrabismo foi completamente corrigido é aconselhável que os pais levem a criança a um oftalmologista por volta desta idade.
A vigilância deve ser mantida até aos dois anos de idade, altura em que os músculos acabam por se desenvolver completamente. Até aos sete anos, os problemas detetados devem estar resolvidos para que não haja perigo de sequelas. É importante salientar que raramente a doença não desaparecerá sem o devido tratamento.
Como identificar o estrabismo em crianças?
Identificar casos de estrabismo infantil é difícil. O sintoma mais comum é o desvio ocular, mas nos casos em que este é ligeiro o problema poderá passar despercebido aos pais.
É também motivo de confusão a existência de um nariz largo, que pode dar a impressão de haver um estrabismo convergente.
A dificuldade em verbalizar é outro entrave. Além disso, é comum o cérebro infantil criar mecanismos de supressão que fazem com que a criança se defenda contra o estrabismo anulando a visão do olho desviado. Enquanto nos adultos, a visão dupla é facilmente detetada, nas crianças esta é suprimida.
Entre os sinais a que deve estar alerta destacam-se o fechar do olho estrábico para evitar a visão dupla ou o alterar da posição da cabeça para compensar o desequilíbrio na imagem.
Filhos de pais estrábicos ou que tenham familiares estrábicos, presença de familiares que usem óculos com graduação elevada ou de visão baixa em um dos olhos, são indicadores de que a criança deve ser examinada por um oftalmologista o mais precocemente possível.
Tratamento do estrabismo infantil
Qualquer tratamento de estrabismo infantil deve ser pensado e ajustado de acordo com a situação específica de cada criança. Quando esta tem menos de 3 anos, são feitos normalmente exercícios oculares orientados por um oftalmologista: com o olho não desviado tapado, a criança é estimulada a usar o olho desviado na tentativa de melhorar a qualidade de visão deste e promover as condições necessárias para o uso simultâneo dos dois olhos em paralelo.
Frequentemente a utilização de óculos ajuda a que o tratamento seja mais eficaz, melhorando a qualidade de visão e/ou forçando a correção do desvio.
Nos casos em que o estrabismo é devido ao posicionamento indevido dos músculos que movimentam os olhos, é necessária a correção cirúrgica do desvio, após se estimular melhor qualidade de visão do olho desviado.
cirurgia estrabismo infantil, especialista em estrabismo infantil, estrabismo bebe 9 meses, estrabismo em bebe, estrabismo em bebe de 7 meses, estrabismo em crianças, estrabismo infantil, estrabismo infantil tem cura, estrabismo infantil tratamento, oculos para estrabismo infantil, tratamento estrabismo infantil
Maria susana Pereira Machado Figueiredo
Boa noite sou mãe de um menino de nove meses e note que ele olha tipo de lado e notei também que a parte redonda dos olhos tipo o castanho . Treme muito só do lado esquerdo do bebé
J. Salgado Borges
Bom dia Sra. Maria Figueiredo
Agradeço desde já o seu comentário.
Infelizmente, a informação partilhada é insuficiente para que possa opinar. A minha sugestão é que deve dirigir-se a um oftalmologista pediátrico para que o seu bebé possa ser avaliado atempadamente. Caso pretenda ser consultada pelo oftalmologista pediátrico da nossa Clínica, basta entrar em contacto para 22 202 6669 e agendar uma consulta, informe que tem carácter de urgência.
perla c.s. de frança
Boa noite!
minha neta tem 10 meses e agora ta dando pra perceber q o olho dela lado esquerdo fica bem no canto e o direito normal a mãe dela q é minha filha tem o pai e os tios parte de pai da minha filha todos tem, sera q vai ter q usar óculos desde pequena?
J. Salgado Borges
Boa noite Sra. Perla
Agradeço desde já o seu comentário.
Infelizmente, a informação partilhada é insuficiente para que possa opinar. A minha sugestão é que deve dirigir-se a um oftalmologista para que a sua neta possa ser avaliada. Caso pretenda ser consultada por mim, basta entrar em contacto para 22 202 6669 ( Porto . Portugal ) e agendar uma consulta.
Cátia Amaral
Boa noite.
Tenho uma filha que irá fazer 4 anos. Tem sido seguida com oftalmologista desde os 2. Tem estrabismo infantil, Só que entretanto desde que faz correção com óculos e nos óculos usa uns adesivos, não tenho notado grande evolução, ou quase nehuma. Noto que desvia mais a vista quando se tira uma fotografia ou quando olha para longe. Acho que já está a precisar de cirurgia, mas por sermos das ilhas, ainda não conseguimos encontrar alguém de confiança e que nos ajude de facto a ultrapassar isto.
J. Salgado Borges
Boa noite Sra. Cátia Amaral
De facto, é muito importante detetar precocemente a causa de desvio ocular na criança.
Assim, para que eu possa indicar um colega necessito que me indique em que ilha habita.
Carla Mason
Oi minha bebê tem 9 meses e tem uns 5 dias que começou a ficar vesga quando dou a mamadeira ou a comidinha, na verdade cada dia que passa fica com mais frequência no decorrer do dia, no primeiro dia só vez uma vez só o olho direito e hoje já notei que está fazendo com os dois, você poderia me enviar seu Contato por favor.
J. Salgado Borges
Boa tarde Sra. Carla Mason,
Obrigado pelo seu comentário, deverá o quanto antes agendar uma consulta de Oftalmologia Pediátrica! No entanto, os meus contactos são: 22 202 6669 – 91 987 0967 – ClinSBorges – Clínica Oftalmológica no Porto (Portugal)