Proteja a sua visão e garanta boa qualidade de Vida

Nos últimos anos tem havido grandes progressos no diagnóstico e tratamento de algumas doenças oculares, como as alterações oculares da diabetes, a degenerescência macular da idade ou o glaucoma.

Mas para que a saúde visual possa ser assegurada é necessário que as pessoas sigam as recomendações dos médicos oftalmologistas, os profissionais responsáveis pela identificação das patologias oculares e o seu tratamento médico e cirúrgico atempado.

Para tal é fundamental que as pessoas comecem a encarar os exames oftalmológicos como parte integrante das avaliações médicas de rotina. Por exemplo, a Clinsborges e a Lenitudes são duas instituições equipadas com tecnologia de última geração de modo a responder a todos os desafios enunciados aqui em baixo. Confira!

Proteção dos olhos

As características particulares do olho, as suas funções e a exposição ao meio ambiente tornam-no muito suscetível a agressões. Estas podem traduzir-se, por exemplo, no atingimento da superfície ocular por corpos estranhos; aqui nota-se a vantagem do uso de óculos de protecção em profissões de risco.

Talvez ainda mais importantes sejam as agressões que pelas suas características tornam-se menos evidentes. Considera-se aqui o efeito da luz, em especial os raios azul/ultravioleta e o aumento das actividades ao ar livre facilita a exposição aos ultravioletas à luz solar. Esta proteção deverá ser realizada com óculos de sol adequados.

A título exemplificativo é importante chamar a atenção para que a maior transparência e menor pigmentação do olho da criança, o doente operado às cataratas e ainda das pessoas com olhos claros obrigam a maior protecção do que em adultos com olhos castanhos.

Olho Seco e Lubrificação ocular

Na sociedade actual, é cada vez mais frequente o trabalho em ambientes fechados, muitas vezes poluídos, com poeira ou ventilação por ar condicionado. Estes elementos tornam-se uma fonte de desconforto ocular, justificando o recurso a lágrimas artificiais que removam os contaminantes, humidifiquem a superfície ocular e melhorem a comodidade.

Em paralelo, o recurso intensivo de ecrãs de computadores e os erros posturais da sua utilização (por exemplo, monitores mais altos que o nível dos olhos) são um factor adicional de desconforto, agravado pelo menor pestanejo que se observa nesta situação.

Assim, a adoção de uma postura correcta e, mais uma vez, o uso de lágrimas artificiais são cruciais para evitar a doença do Olho Seco e aumentar a lubrificação ocular.

Rastreio nas crianças

O desenvolvimento visual atinge a sua maturação numa idade bastante precoce, geralmente entre os quatro e os seis anos de idade.

Por este motivo é importante o rastreio das crianças o mais cedo possível, de forma a detectar factores passíveis de provocarem graves problemas visuais, como a cegueira e a ambliopia, evitando desta forma consequências irreversíveis na vida adulta.

Atualmente é já possível diagnosticar muitas patologias oculares a partir do ano de vida – algumas até logo na altura do nascimento – e assim promover de imediato o seu tratamento.

A prevenção é fundamental

Um indivíduo adulto, mesmo sem queixas, deve fazer um exame oftalmológico periódico, pelo menos de quatro em quatro anos, de forma a serem prevenidas doenças oculares que, se identificadas atempadamente, podem ser corrigidas ou os seus efeitos retardados.

A nível da patologia tumoral a prevenção e as consultas de rotina para deteção precoce de qualquer anomalia palpebro-orbitária são uma chave para o sucesso diagnóstico e terapêutico.

Obviamente, o espaçamento entre consultas é menor se houver uma predisposição genética para patologias oftalmológicas, como é o caso do glaucoma – uma doença do nervo ótico suscetível de provocar a perda de visão e que um dos problemas mais graves do ponto de vista da urgência de tratamento.

Cirurgia da catarata e refrativa

A catarata é uma das doenças oftalmológicas mais comuns. Atinge mais de 20 milhões de pessoas e é responsável por metade dos casos de cegueira a nível mundial. Estima-se que em Portugal existam mais de 300 mil pessoas com sinais de catarata.

A cirurgia da catarata e a cirurgia refrativa têm sido alvo de uma autêntica revolução. Com a introdução constante de novos métodos cirúrgicos e de lentes intra-oculares cada vez mais sofisticadas, esta área constitui um campo de grande desenvolvimento no âmbito da oftalmologia.

Em Portugal, o nível com que hoje se realiza a cirurgia da catarata é elevado, semelhante ao efetuado em qualquer outro país desenvolvido do Mundo, podendo o médico oftalmologista aplicar estas técnicas à grande maioria dos seus doentes.

A cirurgia da catarata não visa assim apenas restituir a visão; ela deve ser encarada como um verdadeiro procedimento refrativo, já que é possível que o doente operado fique a ver bem e com uma qualidade ótica excelente.

ambliopia, boa qualidade de Vida, Cataratas, cegueira, cirurgia da catarata, cirurgia refractiva, Clinsborges, degenerescência macular da idade, Diabetes, doenças oculares, exames oftalmológicos, Glaucoma, Lenitudes, Lubrificação ocular, óculos de sol, Olho Seco, Proteção dos olhos, Proteja a sua visão, Rastreio nas crianças, tratamentos oculares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.