A importância do Rastreio da Ambliopia na idade pré-escolar
A ambliopia é uma diminuição da acuidade visual uni ou bilateral, causada pela privação da visão e/ou uma interação binocular anormal, para a qual não se encontram causas orgânicas oculares e que nos casos apropriados é reversível mediante medidas terapêuticas adequadas e precoces.
É aceite e proposto por todos os oftalmologistas pediátricos que as crianças devem ser rastreadas a primeira vez durante o primeiro ano de vida, e posteriormente aos 3 anos, e mais tarde aos 5/6 anos de idade antes da entrada para o Ensino Básico.
Nesse sentido levámos a cabo um evento em que realizámos um rastreio alargado de fatores ambliogénicos na população pediátrica do Concelho de Santa Maria da Feira e avaliar os efeitos a longo prazo através da determinação dos fatores ambliogénicos mais importantes bem como da incidência de ambliopia em adolescentes submetidos ao rastreio na pré-escola.
Entre 2001 e 2014 foram avaliadas 41400 crianças entre 1 e 5 anos de idade. Foram referenciadas à consulta 3308 (taxa de referencia a consulta de 7,99%) das quais 1756 eram das pré-escolas e1552 eram bebés de 1 ano tendo sido avaliadas na consulta 2832 (taxa de follow-up de 85,61%).
A anisometropia foi o fator ambliogénico mais frequente seguido do astigmatismo e estrabismo.
No rastreio de incidência de ambliopia em adolescentes foram avaliadas 444 das 489 inscritas, das quais 389 (87,61%) que tinham sido rastreadas entre os 3 e 6 anos de idade entre 2001 e 2003. Não foi detetado nenhum caso (0%) de ambliopia funcional.
Em conclusão, o sistema de fotorefração demonstrou ser um valioso instrumento de ajuda, que permite diagnosticar a presença de fatores ambliogénicos e começar a tratar precocemente, ou seja, antes da idade pré-escolar, antes do desenvolvimento e estabelecimento duma ambliopia, e desse modo evitar uma provável perda visual irreversível.
acuidade bilateral, acuidade visual unilateral, ambliopia, anisometropia, astigmatismo, diminuição da acuidade visual, estrabismo, incidência de ambliopia em adolescentes, oftalmologistas pediátricos, Rastreio da Ambliopia, sistema de fotorefração