329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Biomicroscopia ocular: conheça o exame mais usado da Oftalmologia

O nome pode parecer complicado, mas a Biomicroscopia ocular é um exame simples e comum na Oftalmologia, sendo indicado em todos os exames oftalmológicos para aferir a saúde dos olhos e identificar algumas doenças.

Home Clinsborges

O nome pode parecer complicado, mas a Biomicroscopia ocular é um exame simples e comum na Oftalmologia, sendo indicado em todos os exames oftalmológicos para aferir a saúde dos olhos e identificar algumas doenças.

Apesar de ser bastante utilizado nos consultórios, a Biomicroscopia ocular é um termo um pouco desconhecido da população em geral. Achamos por isso importante explicar com maior detalhe o que é e para que serve este exame.

Se vai fazer uma consulta de oftalmologia em breve continue a ler sobre este procedimento oftalmológico integrante do exame ocular de rotina, indicado para todos os pacientes que forem submetidos a um teste de visão e que permite detectar precocemente as principais doenças oculares.

 

Como se realiza a Biomicroscopia ocular

Na prática, corresponde ao exame do olho com o auxílio do biomicroscópio, também chamado de lâmpada de fenda. Assim, a Biomicroscopia ocular permite a inspeção das estruturas dos segmentos anterior e posterior do globo ocular.

Recordamos que a nível anatómico o olho pode ser dividido em dois segmentos:

Segmento anterior – constituído pela córnea, íris, corpo ciliar, humor aquoso e cristalino.

Segmento posterior – constituído pelo humor vítreo, retina, coroide e esclerótica.

A luz atravessa as estruturas transparentes sofrendo refração (desvio) a fim de atingir a retina.

A córnea é a principal estrutura do olho responsável pela refração, embora também outras, como o filme lacrimal, o humor vítreo e o cristalino, também contribuam para esse papel.

Quando a luz chega à retina (no fundo do olho) estimula os fotorreceptores, células nervosas sensíveis à luz, que transmitem impulsos nervosos através do nervo óptico até áreas especializadas do cérebro. Assim se forma a visão.

É também fundamental a realização da Biomicroscopia do fundo ocular, pois é o exame que o oftalmologista utiliza para analisar em detalhe a parte do segmento posterior do globo ocular.

Neste caso, o médico conta com o auxílio de lentes apropriadas, com excelente aumento e iluminação adequada. A Biomicroscopia ocular é assim também indicada em casos que necessitam de avaliação do polo posterior do globo ocular.

Se vai realizar em breve um destes exames, então recomendamos que suspenda o uso das lentes de contato no dia do exame e leve se possível um acompanhante, devido à possibilidade de dilatação pupilar e da eventual necessidade de interposição de uma lente.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *