Biomicroscopia ocular: conheça o exame mais usado da Oftalmologia

O nome pode parecer complicado, mas a Biomicroscopia ocular é um exame simples e comum na Oftalmologia, sendo indicado em todos os exames oftalmológicos para aferir a saúde dos olhos e identificar algumas doenças.

Apesar de ser bastante utilizado nos consultórios, a Biomicroscopia ocular é um termo um pouco desconhecido da população em geral. Achamos por isso importante explicar com maior detalhe o que é e para que serve este exame.

Se vai fazer uma consulta de oftalmologia em breve continue a ler sobre este procedimento oftalmológico integrante do exame ocular de rotina, indicado para todos os pacientes que forem submetidos a um teste de visão e que permite detectar precocemente as principais doenças oculares.

 

Como se realiza a Biomicroscopia ocular

Na prática, corresponde ao exame do olho com o auxílio do biomicroscópio, também chamado de lâmpada de fenda. Assim, a Biomicroscopia ocular permite a inspeção das estruturas dos segmentos anterior e posterior do globo ocular.

Recordamos que a nível anatómico o olho pode ser dividido em dois segmentos:

Segmento anterior – constituído pela córnea, íris, corpo ciliar, humor aquoso e cristalino.

Segmento posterior – constituído pelo humor vítreo, retina, coroide e esclerótica.

A luz atravessa as estruturas transparentes sofrendo refração (desvio) a fim de atingir a retina.

A córnea é a principal estrutura do olho responsável pela refração, embora também outras, como o filme lacrimal, o humor vítreo e o cristalino, também contribuam para esse papel.

Quando a luz chega à retina (no fundo do olho) estimula os fotorreceptores, células nervosas sensíveis à luz, que transmitem impulsos nervosos através do nervo óptico até áreas especializadas do cérebro. Assim se forma a visão.

É também fundamental a realização da Biomicroscopia do fundo ocular, pois é o exame que o oftalmologista utiliza para analisar em detalhe a parte do segmento posterior do globo ocular.

Neste caso, o médico conta com o auxílio de lentes apropriadas, com excelente aumento e iluminação adequada. A Biomicroscopia ocular é assim também indicada em casos que necessitam de avaliação do polo posterior do globo ocular.

Se vai realizar em breve um destes exames, então recomendamos que suspenda o uso das lentes de contato no dia do exame e leve se possível um acompanhante, devido à possibilidade de dilatação pupilar e da eventual necessidade de interposição de uma lente.

Biomicroscopia do fundo ocular, Biomicroscopia ocular, biomicroscópio, consulta de oftalmologia, exame de retinografia, exame de vista, exames oftalmológicos, microscopia especular, Oftalmologia, oftalmologista, Retinografia, Segmento anterior, Segmento posterior, Teste ortóptico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.