329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Cirurgia para a miopia: quais são as possibilidades?

A miopia é um erro refrativo que impede o doente de ver bem ao longe. No olho míope, os objetos são focados à frente da retina, pelo que a correção visa fazer com que os objetos voltem a focar-se no local certo, ou seja, na retina. Atualmente, existem várias cirurgias para correção da miopia: LASIK, PRK e lentes intraoculares. Dependendo do caso, poderá fazer sentido optar por uma em vez de outra.

Home Clinsborges
 

A miopia é um erro refrativo que impede o doente de ver bem ao longe. No olho míope, os objetos são focados à frente da retina, pelo que a correção visa fazer com que os objetos voltem a focar-se no local certo, ou seja, na retina.

Atualmente, existem várias cirurgias para correção da miopia: LASIK, PRK e lentes intraoculares. Dependendo do caso, poderá fazer sentido optar por uma em vez de outra.

Independente da escolha, a cirurgia só deve ser feita mediante um exame cuidadoso prévio feito por um oftalmologista, quando o diagnóstico ditar o sucesso e a eficácia da cirurgia proposta.

Este exame avalia fatores como:

Se existem outras doenças oculares que impedem a cirurgia

Se existem outras doenças sistémicas que impedem a cirurgia

Se a miopia está ou não estabilizada

Número de dioptrias (grau)

Valor da pressão intraocular

Da conjugação destes e outros fatores, surgirá um diagnóstico que poderá culminar com o aconselhamento de um ou outro tipo de cirurgia.

Cirurgia LASIK

Esta cirurgia a laser é uma das mais conhecidas e também uma das mais modernas. A fama deve-se sobretudo à facilidade com que pode ser executada e aos resultados rápidos: com uma duração de menos de meia hora, incluindo o preparo inicial e a aplicação do laser, a cirurgia tem uma recuperação rápida que, com os devidos cuidados, permite aos doentes voltar ao trabalho no dia seguinte.

Cirurgia PKR

A cirurgia PKR também é uma cirurgia a laser. Os resultados são muito semelhantes aos dos da cirurgia de LASIK, todavia esta última oferece mais vantagens. Apesar de não ter tantos benefícios, a cirurgia PKR ainda é muito usada e poderá ser uma opção para doentes específicos.

Cirurgia com lentes intraoculares

Quando a miopia tem um número de dioptrias superior a seis ou quando a cirurgia LASIK não é uma opção, os doentes podem ser submetidos a uma cirurgia que implanta uma lente intraocular na câmara anterior ou posterior do olho. Este implante deverá ser feito com toda a segurança, pelo que é necessário a análise prévia da córnea (endotélio) e dimensão do olho. A cirurgia pode ser realizada com anestesia tópica, mas por ser um procedimento intraocular, mais cara e mais complexa não é tão comum.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *