A importância da Psicologia no Centro Integrado de Baixa Visão
Tendo em conta que, de todos os nossos sentidos, a visão é o que nos proporciona mais informação, é de esperar que as pessoas que perdem a visão sofram um grande impacto psicológico.
Este é um acontecimento que provoca grandes alterações no quotidiano, diminuindo a capacidade de realização de tarefas e de participação familiar, social e laboral.
As reacções à perda de visão podem ser muito variadas na forma e no tempo em que se manifestam. De toda a investigação existente sobre o impacto da incapacidade na vida psicológica dos indivíduos, a teoria mais conhecida talvez seja a que nos apresenta um modelo de adaptação por etapas pelas quais o indivíduo vai passando, desde o choque e a negação, até à aceitação.
Contudo, não existem evidências empíricas e clínicas suficientes que comprovem essa sequência ordenada de adaptação progressiva.
Em termos gerais, as pessoas podem apresentar sintomas de choque, sintomas depressivos, tristeza, angústia face ao futuro, elevados níveis de ansiedade (relacionados com os muitos medos que surgiram com a perda de visão e com a grande insegurança que sentem), baixa auto-estima, tendência para evitar situações familiares e sociais, etc.
O apoio psicológico no Centro de Baixa Visão é fundamental
A recuperação psicológica é muito variável, dependendo da conjugação de factores pessoais, familiares, contextuais.
A ajuda psicológica especializada contribui decisivamente para um melhor ajustamento emocional e uma mais rápida recuperação nas áreas que a pessoa defina como mais importantes para si, tendo assim a oportunidade de reutilizar os seus próprios recursos pessoais e proceder às adaptações que a nova realidade esteja a exigir.
É fundamental que a pessoa possa restaurar o máximo da sua autonomia, de forma gradual e realista, para se manter activa, informada e participativa no seu meio.
O apoio, informação e aconselhamento para a adaptação a perdas graves de visão são também um recurso importante para os familiares das pessoas com baixa visão, que frequentemente se sentem impotentes para lidar com a situação.
Psicologia no Centro Integrado de Baixa Visão
Entre os factores identificados como estando na origem da Síndrome do Olho Seco encontram-se as perturbações de Ansiedade e Stress.
Actualmente, parece ter-se banalizado estes conceitos e muitas vezes são vistos como problemas inevitáveis e sem solução.
A intervenção psicológica oferece resposta para o tratamento específico das Perturbações de Ansiedade, contribuindo assim para a melhoria dos sintomas do Olho Seco e de outras patologias que lhe estejam associadas em cada caso.
Leia também o nosso post relacionado Já conhece o Centro de Baixa Visão na cidade do Porto?
E aproveite ainda para conhecer agora o Centro Integrado de Baixa Visão da Clinsborges
baixa visão, capacidade visual, cegueira, cegueira parcial, cegueira superior, Centro de Baixa visão, Centro Integrado de Baixa Visão, clinica oftalmológica, Clinsborges, deficiente visual, deficientes visuais, doenças que afetam a visão, Hemicare, oftalmologistas, problemas da visão, problemas de sub-visão, Prof. Doutor J. Salgado Borges, saúde visual, técnicos da visão, teste de visão, Visão, visão reduzida, visão subnormal