329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Dicas de Saúde Ocular: tem sensação de areia nos olhos?

A sensação de areia nos olhos é provocada por uma estimulação das fibras nervosas. Na prática consiste numa reacção automática de defesa contra invasores externos, como pestanas ou sujidade.

Home Clinsborges

Alguma vez acordou com sensação de areia nos olhos? Se sim, saiba desde já que este é um sintoma comum. Habitualmente, nessa situação, os olhos lacrimejam também, dando vontade de coçar, chegando a provocar desconforto e dor.

Contudo, é importante referir desde já nem sempre esta sensação de areia nos olhos representa um problema sério. Na maior parte das vezes, esse desconforto é provocado por uma pestana ou uma partícula de poeira e as lágrimas acabam por eliminar essa sensação.

Contudo, se lhe acontece com frequência, então deverá ter em conta que pode existir um corpo estranho ou um problema ocular mais sério. Leia mais neste artigo sobre este assunto para tirar todas as suas dúvidas.

Causas da sensação de areia nos olhos

Um dos factores que estimula essa sensação de areia nos olhos é a utilização em excesso de aparelhos electrónicos, como computadores, tablets, smartphones ou até mesmo televisão. Por isso mesmo, o mais indicado para quem tem de lidar diariamente com esse tipo de aparelhos, sobretudo ao nível profissional, ou precisa de utilizá-los com frequência, então descansar os olhos através de pausas regulares é o mais correcto (sem se esquecer de piscar).

A sensação de areia nos olhos é provocada por uma estimulação das fibras nervosas. Na prática consiste numa reacção automática de defesa contra invasores externos, como pestanas ou sujidade. De forma simples, se lavar os olhos com água corrente ou utilizar gotas de lágrimas artificiais o problema poderá ficar resolvido.

Porém se for muito frequente, então pode ser causado por uma deficiência na lubrificação da superfície ocular, sendo por isso um sintoma de problemas mais sérios, como por exemplo:

Conjuntivite

Lesões na superfície do olho

Alergias

Reacção ao clima com baixa humidade, ambiente seco ou fumo

Doença auto-imune

Síndrome de olho seco

Como lidar com a sensação de areia nos olhos?

Como já referi, a sensação de areia nos olhos não representa imediatamente um problema sério. Porém, se tal manifestação de desconforto for muito frequente deverá consultar um oftalmologista.

Nos casos de objetos estranhos presos no olho, se tentar retirar sozinho ou coçar com frequência poderá causar lesões na superfície ocular. Por isso, no caso de ser de facto um corpo estranho, o médico oftalmologista removerá a partícula, sendo possível a prescrição do uso de colírios ou pomadas para acelerar a cicatrização.

Nos casos de irritação, o uso de colírios é bastante comum para a maioria das situações, que podem ser ou não ser associados a outros medicamentos.

Seja qual for a causa da sensação de areia nos olhos, tenha em atenção que um oftalmologista é a via mais indicada para obter um diagnóstico correcto, sobretudo para pacientes que utilizam lentes de contacto.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *