329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Como proteger a sua visão? Leia estas dicas agora!

Para que a saúde visual possa ser assegurada é necessário que as pessoas sigam as recomendações dos médicos oftalmologistas, os profissionais responsáveis pela identificação das patologias oculares e o seu tratamento médico e cirúrgico atempado.

Home Clinsborges
 

Nos últimos anos tem havido grandes progressos no diagnóstico e tratamento de algumas doenças oculares, como as alterações oculares da diabetes, a degenerescência macular da idade ou glaucoma.

Mas para que a saúde visual possa ser assegurada é necessário que as pessoas sigam as recomendações dos médicos oftalmologistas, os profissionais responsáveis pela identificação das patologias oculares e o seu tratamento médico e cirúrgico atempado.

Para tal é fundamental que as pessoas comecem a encarar os exames oftalmológicos como parte integrante das avaliações médicas de rotina. Confira estas dicas para entender melhor o que fazer para proteger a sua visão.

Protecção dos olhos

As características particulares do olho, as suas funções e a exposição ao meio ambiente tornam-no muito susceptível de agressões.

Podem ser agressões, como o atingimento da superfície ocular por corpos estranhos (vantagem do uso de óculos de protecção em profissões de risco). Talvez mais importantes são as agressões que pelas suas características são menos evidentes. Considera-se o efeito da luz, em especial os raios ultravioleta.

O aumento das actividades ao ar livre facilita a exposição aos ultravioletas da luz solar. Esta protecção terá de ser adaptada ao doente concreto, lembrando-nos de que a maior transparência e menor pigmentação do olho da criança, do operado às cataratas e ainda das pessoas com olhos claros obrigam a maior protecção do que no adulto com olhos castanhos.

Lubrificação ocular

Na sociedade actual, é cada vez mais frequente o trabalho em ambientes fechados, muitas vezes poluídos, com poeira ou ventilação por ar condicionado.

Estes elementos tornam-se uma fonte de desconforto ocular, justificando o recurso a lágrimas artificiais que removam os contaminantes, humidifiquem a superfície ocular e melhorem a comodidade.

Em paralelo, o recurso intensivo de ecrãs de computadores e os erros posturais da sua utilização (por exemplo, monitores mais altos que o nível dos olhos) são um factor adicional de desconforto, agravado pelo menor pestanejo que se observa nesta situação, pelo que a adopção de uma postura correcta e, mais uma vez, o uso de lágrimas artificiais são cruciais.

Rastreio nas crianças

O desenvolvimento visual atinge a sua maturação numa idade bastante precoce, geralmente pelos 4-6 anos de idade.

Por este motivo é importante o rastreio das crianças o mais cedo possível, de forma a detectar factores passíveis de provocarem graves problemas visuais, como a cegueira e a ambliopia, evitando desta forma consequências irreversíveis na vida adulta. Mas para além da visão outros aspectos podem ser identificados e tratados, como, por exemplo, a obstrução das vias lacrimais.

Actualmente é já possível diagnosticar muitas patologias oculares a partir do ano de idade – algumas até logo na altura do nascimento – e assim promover de imediato o seu tratamento.

Cirurgia da catarata e refractiva Nos últimos 20 anos, a cirurgia refractiva e a cirurgia da catarata têm sido alvo de uma autêntica revolução. Com a introdução constante de novos métodos cirúrgicos e de lentes intra-oculares cada vez mais sofisticadas, esta área constitui um campo de grande desenvolvimento no âmbito da oftalmologia.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *