329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Presbiopia: quais as causas e sintomas do problema?

Embora seja muitas vezes descrita como “vista cansada”, a presbiopia não é mais é do que a condição natural do comprometimento da visão na sequência do envelhecimento natural do ser humano. Os primeiros sintomas manifestam-se normalmente por volta dos 40 a 45 anos, altura em que é aconselhável uma consulta ao oftalmologista.

Home Clinsborges
 

Embora seja muitas vezes descrita como “vista cansada”, a presbiopia não é mais é do que a condição natural do comprometimento da visão na sequência do envelhecimento natural do ser humano. A palavra tem origem no grego e resulta da junção dos termos “olho” e “homem velho”.

À medida que o tempo passa, é normal que o olho comece a ter mais dificuldade de focar objetos que estejam mais perto e passa a necessitar de afastá-los para melhorar a visão.

Os primeiros sintomas manifestam-se normalmente por volta dos 40 a 45 anos, altura em que é aconselhável uma consulta ao oftalmologista.

Na grande maioria dos casos, não existe motivo para alarme, já que o erro refrativo pode ser facilmente corrigido com óculos.

Do ponto de vista clínico, a presbiopia ocorre devido à formação da imagem no ponto errado: enquanto que no olho normal, a imagem se deve formar na retina, no olho com presbiopia a imagem forma-se depois da retina.

Quais são as causas da presbiopia?

Atualmente ainda não existem causas específicas que levem à presbiopia. Além do fator envelhecimento, pensa-se que o problema poderá estar associado a uma alteração do cristalino que sofre uma mudança de forma, adquirindo uma nova curvatura e prejudicando a acomodação necessária para a visão de perto.

Presbiopia e miopia

Quando a miopia e a presbiopia coexistem no mesmo olho, os erros refrativos atenuam-se. É por este motivo que algumas pessoas que sofrem de miopia e têm presbiopia têm mais facilidade em ver ao perto e muitas vezes retiram os óculos para ler melhor.

Devemos, no entanto, salientar que os problemas não desaparecem, pelo que tanto a miopia como a presbiopia necessitam de correção.

A correção da presbiopia pode ser feita de duas formas: ou através de lente (óculos ou lentes de contacto) ou de um tratamento cirúrgico.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *