329-logo-blog-sticky
[rev_slider sliderblog]
PÁGINA 404
Por alguma razão, a página que procurava não está disponível. Pode regressar à Home do blog, ou ler imediatamente algum dos nossos posts.

Revista OftalPro – Dor nos olhos é o sintoma ocular mais significativo em pessoas com Covid-19

Contactámos José Salgado-Borges para saber a sua opinião, enquanto médico oftalmologista, sobre estes novos dados. O especialista afirmou que “nesta fase da pandemia, o uso regular da máscara facial, a presença de olho vermelho persistente, comichão, ardência, sensação de picada ou de corpo estranho e eventualmente lacrimejo, tornaram-se mais habituais na população em geral.

Society Loving The Planet – “Com a poluição há um agravamento das doenças da visão”

A Society Loving The Planet, em direto da página de Facebook, contou com a presença de José Salgado Borges, diretor clínico da Clinsborges. A conversa insere-se na proposta “Desperta os teus sentidos” promovida pela organização juvenil, que decorre desde dia 15 e terminará no dia 19, e destacou a influência da poluição na saúde da visão.

Jornal de Notícias – O impacto do uso de máscara na sua saúde ocular

No decorrer da pandemia de Covid-19 a utilização de máscara passou a fazer parte do quotidiano da população em geral, uma vez que esta é essencial para evitar a transmissão do vírus. Contudo, uso deste equipamento de proteção individual tem estado na origem de alguns problemas, nomeadamente ao nível da saúde ocular.

Acuidade visual dos portugueses agravada com a pandemia Covid-19

Quase metade da população portuguesa diz sentir agravamentos na sua visão ao perto no último ano, período que engloba os meses de pandemia e de confinamento, durante o qual o recurso ao teletrabalho foi generalizado assim como uso intensivo de dispositivos digitais.

Jornal de Notícias – Alta tecnologia permite eliminar óculos ou lentes de contacto

Nos últimos 20 anos, a cirurgia oftalmológica com fins refrativos tem sido alvo de uma autêntica revolução. Com a introdução constante de novos métodos cirúrgicos e de lentes intraoculares cada vez mais sofisticadas, esta área constitui um dos campos de maior desenvolvimento no âmbito da oftalmologia.

Revista Oftalpro – Óculos e lentes de contacto em tempos de pandemia

No decorrer dos tempos que vivemos é cada vez mais fundamental ter cuidados redrobados com a higienização e contacto com a nossa face em ambiente exterior. Para que possa entender a razão, partilho consigo o meu artigo de opinião na Revista Business sobre óculos e lentes de contacto em tempos de pandemia. O Olho Seco não é um mito, mas um verdadeiro problema de Saúde Pública: mais de 15% dos adultos (um milhão e meio de portugueses) testemunham queixas de dor e desconforto ocular.

Revista Valor Magazine – O impacto da tecnologia digital no olho seco: o paradoxo do século XXI

No século XXI, a geração de nativos digitais é constantemente cercada e bombardeada por estímulos digitais, numa exposição diária excessivamente prolongada e alarmante. O Olho Seco não é um mito, mas um verdadeiro problema de Saúde Pública: mais de 15% dos adultos (um milhão e meio de portugueses) testemunham queixas de dor e desconforto ocular.

Revista Millioneyes – OLHO SECO – Roma acolhe Reunião Europeia dos Embaixadores TFOS

Embaixadores Europeus do Programa Global da TFOS (Tear Film and Ocular Surface Society; www.tearfilm.org) reuniram-se na emblemática cidade de Roma, para discutir a magnitude, o impacto e as soluções para uma melhor Gestão do Síndrome do Olho Seco.
médico oftalmologista salgado borges

Revista OftalPro – Covid-19 e o impacto na oftalmologia

O médico oftalmologista José Salgado Borges partilha com a OftalPro quais são os impactos da pandemia Covid-19 no ramo da oftalmologia e os cuidados a ter com os nossos olhos neste momento difícil.
covid 19 oftalmologia salgado borges 1

Revista LookVision Portugal – De olhos postos no Covid 19

Venho partilhar consigo o recente artigo de opinião publicado na revista Lookvision Portugal. Quer saber como pode proteger a sua visão durante a pandemia? Confira este artigo!
Revista Dignus Oftalmologia Catarata 2020

Revista Dignus – Catarata em 2020 uma das principais causas de perda de visão

Hoje divulgo a apresentação feita no dossier da Revista Dignus e na qual abordamos o tema Catarata em 2020. Uma das principais causas de perda de visão, doença esta que pode ser prevenida e, acima de tudo, bem tratada.

Fadiga visual digital: causas, sintomas, como combater

A fadiga visual digital está cada vez mais presente na população actual, pois as novas exigências visuais a que o presente estilo de vida nos obriga aumentam a suscetibilidade em sofrer de olhos vermelhos, cansaço e secura ocular. Saiba como combater este problema e qual a sua principal causa.

O que é conjuntivite bacteriana? E qual o tratamento?

A conjuntivite bacteriana consiste numa infecção que afecta a camada externa do olho, sendo possível a sua ocorrência em qualquer grupo etário. Contudo, é um facto que atinge com maior frequência as crianças do que os adultos. Sendo uma doença ocular muito contagiosa, a conjuntivite bacteriana deve ser encarada com especiais precauções de modo a não espalhar a infecção. 

Estrabismo em adultos: um perigo à espreita

O Estrabismo consiste numa alteração do paralelismo entre os dois olhos, que apontam para diferentes direções. Esta doença ocular pode ocorrer na criança desde os primeiros meses de vida e ser corrigida por tratamento médico e/ou cirúrgico; pode surgir também no adulto por diferentes razões. Vale a pena realçar que o estrabismo em adultos pode ser originado desde a infância ou ainda ser provocado por um acidente ou doença na vida adulta.

Tem a certeza que sabe o que é astigmatismo?

O astigmatismo é uma doença ocular, traduzida por um erro refrativo que provoca dificuldade em ver tanto ao perto, como ao longe. O astigmatismo ocorre geralmente devido ao formato irregular da córnea do olho. Contudo, na maior parte dos casos, este problema de visão pode ser corrigido com uso de óculos, lentes de contato ou mesmo o recurso a cirurgia. Entenda mais sobre esta doença ocular muito comum neste artigo.

Ainda não sabe o que é miopia? Descubra agora neste post!

A Miopia é um erro de refração caracterizado pela dificuldade de ver objetos que estão a uma certa distância. Habitualmente, as pessoas míopes têm maior facilidade para verem os objetos que estão próximos, enquanto as coisas que estão mais afastadas podem aparecer desfocadas. Esta é aliás uma das doenças oculares mais comuns, atingindo em média 22% da população mundial.

Olho seco é a doença ocular da atualidade

O Olho seco é um verdadeiro problema de saúde pública: mais de 15% dos adultos (cerca de 1 milhão e meio de portugueses) apresentam queixas de dor ou desconforto ocular na se­quência desta condição. O olho seco manifesta-se por um conjunto de sinais e sintomas inespecíficos, entre os quais se contam a sensação de picada ou de corpo estranho, o ardor, o lacrimejo excessivo.

A minha opinião sobre a Bonificação por Deficiência no uso de óculos

O boom de notícias surgiu durante o verão. Há crianças e jovens com menos de 24 anos que estão a receber um subsídio da Segurança Social por usarem óculos. A minha opinião relativamente a este assunto é muito clara. De acordo com a tabela de incapacidades, o uso de óculos não é sinónimo de deficiência e muito menos uma criança ou um jovem com boa acuidade após a correção refrativa deverão ser considerados deficientes.

A importância da prevenção e da consulta periódica em oftalmologia

Nenhuma criança deveria entrar para a escola sem uma avaliação oftalmológica prévia, assim como um jovem entre os 15 e os 17 anos, antes de atingir a idade adulta. Também um adulto, mesmo sem queixas, deverá fazer um exame oftalmológico, pelo menos de quatro em quatro anos, por forma a serem prevenidas doenças oculares que, se identificadas atempadamente, possam ser corrigidas ou os seus efeitos retardados.

A visão é muito importante, mas temos que a integrar com todos os outros sentidos

Hoje divulgo uma entrevista que foi publicada na Revista Dignus e na qual abordo a importância da visão para ter uma boa qualidade de vida, particularmente sobre os cuidados especiais que se deve ter com os olhos da população idosa, além de realçar o serviço desenvolvido pelo Lenitudes Medical Center & Research.

Está a pensar em comprar colírio? Sabe para o que serve?

Se já ouviu falar, mas nunca entendeu para que serve afinal um colírio, então este artigo pode ser extremamente útil. De uma forma geral, os colírios são utilizados para o tratamento de qualquer tipo de doenças nos olhos, incluindo desconforto ocular, olho seco, alergias oculares ou para doenças oculares mais graves, como são os casos de infeções oculares ou no pós-operatório de cirurgias oftalmológicas.