329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

O que é Laserterapia na Oftalmologia e como deve ser utilizada?

Atualmente há vários tipos fundamentais de laser dos quais saliento 4: o Laser de Árgon, o Laser YAG, o LASIK e o laser de Fentosegundo. Na Clinsborges, por exemplo, estão disponíveis para os oftalmologistas e pacientes o Laser de Árgon e também o Laser YAG.

Home Clinsborges

É por demais reconhecido, tanto por profissionais como por leigos na matéria, que a introdução do laser na área da saúde possibilitou a abertura de diversas possibilidades de tratamentos médicos. Na Oftalmologia sobressaem várias áreas em que o laser auxilia com qualidade os tratamentos da visão.

A Laserterapia é por isso utilizada para tratar problemas como o glaucoma, ou então para rectificar erros refractivos para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Acrescentando ainda aos problemas de visão já referidos, a cirurgia a laser pode ajudar também o paciente com presbiopia, ou seja, vista cansada.

Quais os tipos de tratamentos com laser que existem?

Atualmente há vários tipos fundamentais de laser dos quais saliento 4.

O Laser de Árgon está indicado sobretudo para destruir ou isolar lesões da retina. A sua principal indicação é o tratamento das alterações que surgem na retinopatia diabética, tais como microaneurismas, hemorragias retinianas, exsudados ou edema macular.

Está ainda indicado noutras situações tais como a Degenerescência Macular Relacionada com a Idade, Oclusões Venosas ou Rasgaduras da Retina.

O Laser YAG permite seccionar estruturas sem necessidade de entrar no globo ocular. A sua indicação principal é a secção da cápsula do cristalino quando, na sequência da cirurgia da catarata, esta se opacifica.

Os dois lasers anteriores podem ainda ser usados no tratamento do glaucoma, seja em alternativa temporária ao uso de colírios (trabeculoplastia) ou para permitir, em alguns casos, uma comunicação entre a câmara anterior e posterior do olho.

O terceiro tipo de laser é o LASIK. Atualmente pode ser usado para corrigir erros refrativos, tais como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Por fim o laser de Fentosegundo é actualmente utilizado na oftalmologia para realizar “flaps” na cirurgia refractiva túneis na cirurgia de anéis intracorneanos, na cirurgia de transplante da córnea, e na cirurgia de catarata para realizar incisões, realizar a capsuloréxis e fragmentar o cristalino.

Na Clinsborges, por exemplo, estão disponíveis para os oftalmologistas e pacientes o Laser de Árgon e também o Laser YAG, estando assim aptos a responder de uma forma abrangente à maior parte das solicitações e necessidades. A nível cirúrgico os elementos da clínica dispõe das restantes tecnologias nos locais onde realizam as suas intervenções cirúrgicas.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *