329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Como jogar Tetris pode curar ou melhorar alguns tipos de ambliopia

Popular em todo o mundo, o Tetris teve a sua primeira versão lançada em 1984 por três engenheiros informáticos da antiga União Soviética. Quase 30 anos depois, o jogo foi estudado por médicos do Canadá que dizem que o videojogo pode ajudar a tratar casos de ambliopia, nome científico para o que normalmente chamamos de “olho preguiçoso”.

Home Clinsborges

De forma geral, classificamos a ambliopia como a diminuição da acuidade visual num ou em ambos os olhos sem que tenha sido verificada alguma anomalia no olho em si. Por outras palavras, falamos de ambliopia quando não existe razão para que o olho apresente uma determinada acuidade visual menor em relação ao outro, mas ainda assim ela existe.

Os motivos por detrás deste problema podem ser vários, mas normalmente este é um problema associado a outros como a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia ou o estrabismo. A correção é possível, no entanto leva tempo já que é necessário que o cérebro se adapte à nova forma de processar as imagens. E é precisamente aqui que o jogo Tetris entra.

Devido à vertente lúdica, procura-se aplicar o uso deste jogo em crianças. O motivo por detrás da escolha do Tetris prende-se essencialmente com o facto de os jogadores serem obrigados a focar a sua visão para perceber exatamente qual é a peça que vem a seguir e ajustá-la para que fique na posição certa.

Tratamento da ambliopia

A ambliopia ou olho preguiçoso deve ser tratado de acordo com a sua origem. Um oftalmologista será capaz de perceber as causas do problema, o seu grau de severidade e ajustar o tratamento de acordo com a idade do doente.

Óculos são prescritos para corrigir a graduação adequada aos dois olhos e, a seguir, programa-se a periodicidade para uso de oclusão no olho com melhor visão, obrigando o “olho preguiçoso” a desenvolver a melhor acuidade visual possível.

Se a causa do baixo desenvolvimento da visão num dos olhos for estrabismo, faz-se a prescrição adequada dos óculos e o planeamento do uso do oclusor, antes de corrigir cirurgicamente o desvio dos olhos nos casos em que os óculos não são suficientes para corrigir o desvio.

Se a causa da ambliopia for uma catarata congénita, a cirurgia deve ser realizada o mais cedo possível para depois se planear o estímulo visual ideal para a criança.

Quanto menor a idade da criança em que o diagnóstico de ambliopia for realizado e quanto mais precocemente for instituído o tratamento, maior será a possibilidade de se atingir uma visão muito próxima entre os dois olhos.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *