329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Causas e Factores de Risco da doença ocular Olho Seco

Os números apontam para que 80% dos casos de Olho Seco são devidos à disfunção das glândulas de Meibómio, uma anomalia crónica, difusa das glândulas meibomianas, geralmente caracterizada por uma obstrução do ducto terminal e/ou alterações qualitativas/quantitativas da secreção glandular.

Home Clinsborges

O Olho Seco é uma alteração em que o olho produz lágrimas em quantidade insuficiente e/ou de má qualidade.

A lágrima destina-se a humidificar e lubrificar a superfície do olho. Forma uma película que recobre o globo ocular e a face interna das pálpebras, para que estas durante o pestanejo passem suavemente sobre o olho sem o arranhar ou danificar, funcionando como o óleo de uma máquina.

Tem na sua composição água, sais minerais, proteínas e gordura, sendo constantemente produzida pelo organismo, embora não saia pelos nossos olhos de maneira contínua.

A principal função das lágrimas é também garantir que o olho fique lubrificado, limpo e protegido de lesões decorrentes de micro-organismos e substâncias estranhas, tais como pequenos grãos de areia.

Pela sua importância, a escassez de produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais é preocupante, caracterizando-se como uma doença denominada de síndrome do olho seco.

A falta de lágrimas provoca vermelhidão, prurido e ardor. Em alguns casos mais graves, observa-se até mesmo dificuldade de movimentar as pálpebras e dor incapacitante.

Quais são as causas do Olho Seco?

Os números apontam para que 80% dos casos de Olho Seco são devidos à disfunção das glândulas de Meibómio, uma anomalia crónica, difusa das glândulas meibomianas, geralmente caracterizada por uma obstrução do ducto terminal e/ou alterações qualitativas/quantitativas da secreção glandular.

O seu orifício excretor fica obstruído e acumula gordura no seu interior produzindo atrofia progressiva de glândulas.

A rotura precoce do filme lacrimal deixa a superfície do olho exposta à ação direta do ar, causando irritação das terminações nervosas (dor ao pestanejar) e provocando micro-úlceras (queratite).

As causas do aparecimento de Olho Seco são variadas e estão muitas vezes relacionadas com aspetos que vão para além da oftalmologia, tais como:

Alimentação incorreta

Alterações hormonais causadas pela menopausa

Doenças cutâneas

Doenças reumatológicas

Quadros alérgicos

Ansiedade e stress

Tabaco e álcool

Fatores ambientais (vento e secura)

A importância da nutrição na prevenção do Olho Seco

Estudos recentes permitem afirmar que uma má alimentação também é um fator de risco para o aparecimento do Olho Seco. Dietas com baixo teor de ômega-3 e antioxidantes e ricas em ômega-6, produzem um stress oxidativo que gera efeitos inflamatórios sobre as glândulas de Meibómio, a córnea e a conjuntiva.

Consciente disto na clínica oftalmológica Clinsborges contamos na nossa equipa com especialistas em nutrição, para ajudar os pacientes de forma mais personalizada, tendo inaugurado à cerca de um ano um Centro Integrado de Tratamento do Olho Seco.

Assim, como parte de um tratamento abrangente, trabalhamos diretamente com especialistas de cada uma das áreas identificadas e relacionadas com os fatores que causam Olho Seco, tais como: dermatologista, psicólogo e nutricionista.

Fatores de risco do Olho Seco

A sua origem multifatorial torna muitas vezes difícil o seu diagnóstico e tratamento. Veja os factores de risco a ter em conta:

A idade e o sexo (mulheres)

Alterações hormonais,

Fatores ambientais,

O uso de lentes de contacto,

Doenças sistémicas,

Fármacos antidepressivos e antialérgicos

Cirurgias oculares (cirurgia refrativa e catarata)

Como se manifesta o Olho Seco?

Estes são os sintomas que geralmente se manifestam quando estamos muitas horas no computador, a ler, quando conduzimos e/ou estamos em ambientes secos ou com fumo.

Sensação de areia no olho

Lacrimejo excessivo

Visão esborratada

Irritação e olho vermelho

Prurido e ardência

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *