Como é realizada a correcção ou tratamento do estrabismo?

O estrabismo é uma doença na qual os olhos não se encontram alinhados. Tipicamente afeta os músculos extraoculares dificultando o posicionamento correto dos olhos para a fixação da visão simultânea de um objeto, dificultando a visão binocular e que poderá causar um baixo desenvolvimento visual do olho desviado.

É mais comum em crianças, mas pode afetar indivíduos adultos pela descompensação de um distúrbio pré-existente.

O tratamento é muito variado e depende do tipo de desvio e das causas do estrabismo.

Habitualmente, o tratamento do estrabismo começa com o uso de óculos ou lentes de contato de modo a corrigir os erros refrativos que podem estar na origem e agravamento do problema.

Contudo, nem sempre este tipo de tratamento é suficiente, por isso, o oftalmologista poderá recomendar a oclusão unilateral ou bilateral alternada para combater a ambliopia e a realização de exercícios oculares no hospital e/ou em casa, para tentar dessa  forma melhorar a coordenação dos músculos e ajudar a focar melhor os objetos.

Existem casos mais graves em que não é possível corrigir o estrabismo apenas com o uso de óculos, oclusão ou exercícios oculares.

Pode ser então necessário o recurso a cirurgia para equilibrar os músculos oculares afetados e assim corrigir o seu desalinhamento.

A cirurgia tem como objetivo reposicionar o globo ocular, corrigindo o desalinhamento. O tratamento clínico visa por sua vez evitar a ambliopia promovendo um correto desenvolvimento da visão binocular.

O tratamento cirúrgico do estrabismo envolve cirurgias em músculos oculares externos com o objetivo de reposicionar o globo ocular, corrigindo um desalinhamento e, quando possível, restaurar a visão binocular.

Envolve o enfraquecimento da força muscular, o aumento da força muscular ou o realinhamento da ação do músculo. Essas cirurgias podem por vezes ser realizadas com anestesia local.

 

 

Tratamento do estrabismo através do enfraquecimento da força muscular

Cirurgias que causam diminuição da ação muscular.

Podem ser feitos: recuos da posição original do músculo ou suturas de fixação posterior.

Tratamento do estrabismo através do reforço da força muscular

Cirurgias que causam aumento da força muscular.

Podem ser feitos: ressecções do comprimento do músculo ou reposicionamento anterior da sua inserção.

ambliopia, causas do estrabismo, erros refractivos, estrabismo acomodativo, estrabismo causas, Estrabismo concomitante, estrabismo congénito, Estrabismo convergente, estrabismo divergente, estrabismo hereditário, estrabismo infantil causas, Estrabismo intermitente, Estrabismo latente, Estrabismo vertical, exercícios oculares, lentes de contato, oclusão unilateral, oculos, tratamento do estrabismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.