Enucleação e evisceração: qual a diferença entre as cirurgias oculares?

Tanto a enucleação como a evisceração são cirurgias para remoção do globo ocular que se utilizam em casos em que o problema é irreversível. Falamos, por exemplo, de tumores cancerígenos ou de situações de traumatismos ou acidentes graves.

Na enucleação o globo ocular é totalmente removido, na evisceração apenas é removido o conteúdo do globo ocular, ficando preservadas as camadas externas do olho. Esteticamente, o resultado é semelhante, após adaptação de uma prótese ocular.

Em que situações são usadas estas cirurgias oculares?

Por ser decisão a ser tomada em situações extremas e terem um impacto estético elevado, tanto a enucleação como a evisceração apenas são usadas caso haja risco para a saúde do doente e comprometimento da qualidade de vida. Normalmente, o procedimento é aplicado em circunstâncias em que:

Há perda irreversível da visão.

A reconstrução do globo ocular é impossível.

A estética do olho está ou ficará comprometida devido à doença.

A permanência do olho causa dor acentuada ao doente.

Na enucleação são preservados os músculos responsáveis por fazer com que o olho se mova. Nestes casos, a solução passa normalmente por colocar uma prótese ocular que acompanhará o doente para o resto da vida.

Na evisceração, uma vez que uma parte do olho ainda se mantém, a prótese apenas deverá ser colocada após nova cirurgia. Os músculos também são mantidos, bem como a esclera, a conjuntiva. Em ambos os casos, é possível que a prótese tenha algum movimento.

Geralmente, a prótese não é vista como algo opcional. Após o período pós-operatório (mais ou menos entre 5 a 6 semanas), a prótese deverá ser colocada de maneira a que a restante estrutura ocular não fique atrofiada.

Atualmente existem diferentes tipos de próteses (em porcelana ou resina sintética). Os moldes devem ser feitos à medida e de acordo com as especificações do oftalmologista.

Devido às implicações psicológicas da cirurgia, é importante que o doente seja simultaneamente acompanhado por um psicólogo especializado que ajude no processo de adaptação a uma nova forma de viver. 

cirurgia ocular, cirurgias oculares, cristalino ocular, dor nos olhos, enucleação, Enucleação e evisceração, evisceração, globo ocular, globo ocular anatomia, globo ocular histologia, globo ocular humano, globo ocular miopia, glóbulos oculares, oftalmologia doenças, operação aos olhos, pressão ocular, remoção do globo ocular, traumatismo ocular

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.