Sente a vista cansada? Esteja atento a estes sintomas!

Presbiopia, fadiga ocular, fadiga visual ou simplesmente vista cansada. Estes são alguns dos termos que usamos normalmente para designar a sensação de irritação nos olhos que tende a aumentar em situações de esforço, como a leitura ou exposição prolongada a ecrãs de dispositivos digitais (computadores, telemóveis ou tablets).

Apesar de não ser um problema grave, os “olhos cansados” podem gerar um grande desconforto.

No sentido de evitar problemas mais sérios, deverá tomar algumas precauções. Medidas simples, como fazer pausas no trabalho ou utilizar óculos de sol, podem ser uma grande ajuda. Mas antes de avançarmos para o tratamento e prevenção, vejamos as causas e sintomas da vista cansada.

Causas e sintomas da vista cansada

As razões por detrás de uma vista cansada podem ser várias. Ainda assim, podemos dizer que existem dois grandes motivos para que ela apareça.

O motivo principal (que ocorre na maioria dos casos) é o esforço excessivo do sistema visual, que ocorre quando passamos demasiado tempo a ler, conduzir, ou em frente a ecrãs, como do computador, televisão ou tablet.

O segundo grande motivo são a idade e as doenças oculares que, devido à deficiente acuidade visual, fazem com que o olho tenha de fazer um esforço extra e, por isso, fique cansado.

É comum que, por exemplo, pessoas que sofram de presbiopia, miopia, astigmatismo ou hipermetropia tenham mais propensão a sentir cansaço ocular.

Identificar o cansaço visual é fundamental para prevenir o seu agravamento. Entre os principais sintomas destacam-se os seguintes:

– Vermelhidão e/ou irritação nos olhos;

– Olhos secos ou lacrimejantes;

– Dores de cabeça;

– Visão dupla;

– Visão turva e desfocada;

– Maior sensibilidade à luz (fotofobia);

– Dificuldade de concentração;

– Tonturas.

Como tratar e prevenir a vista cansada?

Caso sinta que a vista cansada é um problema recorrente, entre em contacto com o seu médico oftalmologista. Soluções simples, como comprar óculos de leitura ou gotas de hidratação, podem ser suficientes.

Há também algumas medidas que ajudam a prevenir e evitar situações mais complicadas. Deixamos aqui em baixo alguns exemplos:

– Tente piscar os olhos com mais frequência;

– Procure dormir bem;

– Se trabalha em frente ao computador, faça pausas regulares de 5 minutos e foque a sua atenção num objeto longínquo durante algum tempo;

– Ajuste o tamanho das letras e a luminosidade dos ecrãs;

– Coloque lágrimas artificiais (colírio) quando sentir os olhos secos e cansados.

astigmatismo, astigmatismo vista cansada, cansaço ocular, colirio vista cansada, fadiga ocular, fadiga visual, hipermetropia, hipermetropia vista cansada, miopia, olhos cansados, presbiopia, remedio para vista cansada, sintomas de vista cansada, vista cansada, vista laser

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.