Síndrome do olho vermelho: sintomas, causas e tratamentos

Já ouviu falar da síndrome do olho vermelho? De forma simples, podemos descrevê-la como uma vermelhidão ocular aguda provocada por substâncias irritantes ou corpos estranhos, vírus, bactérias ou aumento da pressão do olho, que se instalam e provocam sintomas de ardor, prurido, irritação intensa, lacrimejo e algumas vezes mesmo dor, sensibilidade à luz e visão turva.

O problema resulta muitas vezes de conjuntivites ou do uso contínuo de lentes de contacto, embora também possa estar associado a situações mais graves como o glaucoma agudo, ceratite (inflamação na córnea) ou irite (inflamação da íris).

Com a utilização contínua das lentes de contacto, metabolitos e outras substâncias produzidas pelas bactérias vão-se acumulando no olho, provocando irritação e inflamação.

Além de retirar as lentes de contacto sempre que possível, é importante deixar os olhos “respirar”. Durante o sono, quando os olhos estão fechados, a quantidade de oxigénio que chega à córnea é condicionada.

A quantidade torna-se ainda menor quando as lentes de contacto estão colocadas. Este conjunto de fatores faz com que o ambiente ocular acidifique, favorecendo o desenvolvimento de bactérias.

Prevenção e tratamento da síndrome do olho vermelho

Retirar as lentes de contacto sempre que possível é uma das formas de prevenção. Adicionalmente, é importante redobrar os cuidados de higiene ocular e evitar coçar os olhos com as mãos.

Durante o período em que o olho está irritado, evite a utilização de maquilhagem, uma vez que os cosméticos podem contribuir para o aumento da irritação.

Como forma de prevenção, recomenda-se que recuse utilizar toalhas, maquilhagem ou utensílios de outras pessoas. Ao partilhá-los poderá estar a transmitir bactérias ou a receber bactérias de outros.

Para um correto tratamento da síndrome do olho vermelho deve consultar o seu médico oftalmologista. A utilização de colírios ou lágrimas artificiais disponíveis na farmácia poderá ajudar na lubrificação dos olhos e na redução do desconforto quando o problema for da parte externa do olho.

ardencia nos olhos, Ceratite, colirio para olhos vermelhos, colirios lubrificantes, conjuntivites, glaucoma agudo, irite, irritação no olho, lentes de contacto, lubrificante ocular, olho inflamado, olho irritado, olho vermelho por causa do sol, olhos ardendo, olhos vermelhos, síndrome do olho seco, vermelhidão nos olhos

Comentários (2)

  • Renato de barros rigueiro zanata

    meu olho está assim só q não uso lente. oq devo fazer fui no pronto socorro só lavarao com soro e pingo colírio anestesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.