329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

A importância do Rastreio da Ambliopia na idade pré-escolar

Levámos a cabo um evento em que realizámos um rastreio alargado de fatores ambliogénicos na população pediátrica do Concelho de Santa Maria da Feira e avaliar os efeitos a longo prazo através da determinação dos fatores ambliogénicos mais importantes bem como da incidência de ambliopia em adolescentes submetidos ao rastreio na pré-escola.

A ambliopia é uma diminuição da acuidade visual uni ou bilateral, causada pela privação da visão e/ou uma interação binocular anormal, para a qual não se encontram causas orgânicas oculares e que nos casos apropriados é reversível mediante medidas terapêuticas adequadas e precoces.

É aceite e proposto por todos os oftalmologistas pediátricos que as crianças devem ser rastreadas a primeira vez durante o primeiro ano de vida, e posteriormente aos 3 anos, e mais tarde aos 5/6 anos de idade antes da entrada para o Ensino Básico.

Nesse sentido levámos a cabo um evento em que realizámos um rastreio alargado de fatores ambliogénicos na população pediátrica do Concelho de Santa Maria da Feira e avaliar os efeitos a longo prazo através da determinação dos fatores ambliogénicos mais importantes bem como da incidência de ambliopia em adolescentes submetidos ao rastreio na pré-escola.

Entre 2001 e 2014 foram avaliadas 41400 crianças entre 1 e 5 anos de idade. Foram referenciadas à consulta 3308 (taxa de referencia a consulta de 7,99%) das quais 1756 eram das pré-escolas e1552 eram bebés de 1 ano tendo sido avaliadas na consulta 2832 (taxa de follow-up de 85,61%).

A anisometropia foi o fator ambliogénico mais frequente seguido do astigmatismo e estrabismo.

No rastreio de incidência de ambliopia em adolescentes foram avaliadas 444 das 489 inscritas, das quais 389 (87,61%) que tinham sido rastreadas entre os 3 e 6 anos de idade entre 2001 e 2003. Não foi detetado nenhum caso (0%) de ambliopia funcional.

Em conclusão, o sistema de fotorefração demonstrou ser um valioso instrumento de ajuda, que permite diagnosticar a presença de fatores ambliogénicos e começar a tratar precocemente, ou seja, antes da idade pré-escolar, antes do desenvolvimento e estabelecimento duma ambliopia, e desse modo evitar uma provável perda visual irreversível.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *