329-logo-blog-sticky
PÁGINA 404
Por alguma razão, a página que procurava não está disponível. Pode regressar à Home do blog, ou ler imediatamente algum dos nossos posts.

Óculos de sol: os cuidados que os olhos nos merecem

São verdadeiros acessórios de moda, mas deviam ser encarados como importantes protectores solares. Os óculos de sol vendem-se às centenas, mas raras são as vezes em que a qualidade da lente funciona como ponderador maior de decisão. Descubra nesta entrevista quais são aqueles que considero os melhores critérios para comprar óculos de sol.

Já conhece o Centro de Baixa Visão na cidade do Porto?

Nos recantos de uma localização preferencial no centro do Porto nasceu em 2018 uma parceria entre saúde visual, alta tecnologia e apoio psicológico que se envolve com base em 3 valores: inclusão, informação e prevenção. Neste artigo recordo a reportagem realizada pela revista Oftalpro sobre este acontecimento.

Combater o desperdício na Saúde em Portugal é essencial

Na sequência do artigo anterior, intitulado Reflexão sobre as dificuldades e oportunidades na Saúde em Portugal, deixo hoje para reflexão de todos, gostaria apenas de referir um exemplo de prioridade assistencial no âmbito da oftalmologia, na minha opinião mal definido, e que obviamente poderá ser transposto para qualquer outra área no âmbito do Serviço Nacional da Saúde (SNS).

Reflexão sobre as dificuldades e oportunidades na Saúde em Portugal

Vivemos hoje um período em que tudo o que se passa à nossa volta parece estar prestes a se desmoronar, caminhando-se a passos largos para o abismo. A Saúde parece não escapar a esse destino. E não poderemos deixar de aproveitar as oportunidades, pelo que será fundamental não as deixar escapar.

Perguntas e Respostas essenciais sobre a Síndrome do Olho Seco

Neste artigo apresento uma lista de perguntas comuns sobre a Síndrome do Olho Seco, assim como as respectivas respostas, de modo a esclarecer as principais dúvidas sobre uma doença ocular cada vez mais presente no quotidiano dos portugueses.

Fadiga visual digital é um dos riscos laborais mais frequentes do século XXI

A fadiga visual digital é um problema que afeta sete em cada 10 portugueses, devido à crescente utilização de dispositivos digitais, constituindo um dos riscos laborais mais frequentes do século XXI. Esta síndrome começou a ser diagnosticada quando os computadores pessoais se tornaram mais comuns.

O que é o OphthalSuite? E quais os resultados na Clinsborges?

Da responsabilidade da Blueworks, empresa sediada em Coimbra, o OphthalSuite é um software que organiza cronologicamente os exames efetuados pelo paciente nas diversas consultas. Todas estas funcionalidades em conjunto traduziram-se em várias vantagens para a Clinsborges. Saiba quais neste post.

Essiplus + OphthalSuite, uma dupla de sucesso na Clinsborges

Hoje recordo um artigo que foi publicado na revista OtfalPro em 2018 sobre a excelência da parceria Essiplus e OphthalSuite. Na maioria das unidades de saúde, os exames encontram-se dispersos por vários equipamentos e não existe uma forma fácil de aceder a todos os exames de um único software. Por isso, chamo a atenção para estes equipamentos neste post.

Entrevista de José Salgado Borges sobre segmento anterior (OftalPro)

Em 2013, a OftalPro fez uma entrevista comigo, quando desempenhava então o cargo de director do Serviço de Oftalmologia do Hospital de S. Sebastião, sediado em Santa Maria da Feira. Recordo agora esta entrevista que incidiu sobre o segmento anterior, uma área da oftalmologia que me fascina desde o início da minha carreira. Pode ler a versão integral aqui neste link.

Entrevista de Salgado Borges na ExLibris sobre Oftalmologia Contemporânea – Parte II

Neste post apresento a segunda parte da minha entrevista realizada em Setembro de 2014 pela revista ExLibris. Desta vez, abordo a importância da lubrificação dos olhos e também técnicas cirúrgicas da catarata.

Entrevista de Salgado Borges na ExLibris sobre Oftalmologia Contemporânea – Parte I

Em Setembro de 2014 fui entrevistado pela revista ExLibris®, onde abordei temas relacionados com a Oftalmologia contemporânea, tendo como foco as cirurgias que melhoram a vida dos doentes. Relembro aqui então partes relevantes dessa entrevista.

A cirurgia da catarata em 2018 é um verdadeiro procedimento refrativo

Em Março de 2018 assinei um artigo no Jornal de Notícias, que agora partilho no meu blog com muito prazer, acrescentando algumas informações extra. O tema principal é a cirurgia da catarata e como a sua evolução permite cada vez mais pessoas viverem com mais qualidade recorrendo a técnicas inovadoras.

Abordagem Cirúrgica Sequencial do Queratocone III: Tratamento Cirúrgico Sequencial

Nos últimos anos, o avanço das técnicas cirúrgicas tais como a queratoplastia lamelar, o aperfeiçoamento das lentes intraoculares fáquicas e o aparecimento dos implantes de segmentos de anel corneano têm fornecido mais opções para o doente com queratocone. Este é terceiro artigo de uma série dedicada à Abordagem Cirúrgica Sequencial do Queratocone.

Abordagem Cirúrgica Sequencial do Queratocone II: Cross-linking (CXL)

O aparecimento do CXL foi um dos desenvolvimentos mais promissores dos últimos anos na abordagem dos doentes com queratocone, dado que ao atrasar a progressão da doença pode evitar a necessidade de um procedimento mais invasivo e com maior custo, como é o transplante da córnea.

Abordagem Cirúrgica Sequencial do Queratocone I: Definição e Diagnóstico

O queratocone (QC) é uma ectasia corneana não inflamatória, geralmente bilateral e assimétrica. Os sintomas são altamente variáveis e dependem da fase da progressão da doença. No início pode não haver sintomas, mas progride de forma insidiosa e clinicamente subtil, com distorção significativa da visão na doença avançada. Neste artigo que faz parte de uma série dedicada à Abordagem Cirúrgica Sequencial do Queratocone apresento qual a sua definição e diagnóstico.

Causas e Factores de Risco da doença ocular Olho Seco

O Olho Seco é uma alteração em que o olho produz lágrimas em quantidade insuficiente e/ou de má qualidade. A lágrima destina-se a humidificar e lubrificar a superfície do olho. Forma uma película que recobre o globo ocular e a face interna das pálpebras, para que estas durante o pestanejo passem suavemente sobre o olho sem o arranhar ou danificar, funcionando como o óleo de uma máquina.

O que é Descolamento de retina? E quais são os tratamentos?

O descolamento de retina é uma doença na qual ocorre uma separação entre as camadas da retina e que é causada pela passagem de líquido para o espaço sub-retiniano. Dependendo do grau de perda de visão pode mudar significativamente o estilo de vida do paciente.

Ainda não sabe o que é a doença ocular Queratocone?

O Queratocone é uma doença não-inflamatória do olho no qual as mudanças estruturais da córnea tornam-na mais fina e modificam-na para um formato mais cónico (ectasia) do que a sua curva gradual normal. Esta doença ocular pode causar distorção da visão, com múltiplas imagens, raios e aumento da sensibilidade à luz frequentemente relatados pelos pacientes.

Já ouviu falar de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade?

A Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é uma doença que atinge principalmente as pessoas com mais de 60 anos de idade, que resulta do “envelhecimento” da mácula, a zona mais sensível e nobre da retina. Com a alteração da visão central o doente passa a ter dificuldade em ler, escrever, reconhecer as faces, ver televisão, entre outras tarefas.

O que é a Retinopatia Diabética? E como é o tratamento?

A Retinopatia Diabética é uma complicação da Diabetes, muito ligada a valores elevados da glicemia e suas oscilações. Nesta patologia existem alterações vasculares que também afetam os vasos retinianos e, dependendo da sua gravidade, podem levar a uma diminuição da acuidade visual ou mesmo à cegueira.

Aprenda tudo o que precisa saber sobre o Glaucoma

O glaucoma é uma patologia que atinge o nervo óptico, estrutura fundamental para a transmissão dos estímulos visuais ao cérebro. Na maioria dos casos o glaucoma surge associado a uma elevação da pressão intra-ocular e/ou uma alteração circulatória do nervo óptico.