O que é pterígio e como evitar esta doença ocular?

Muitas vezes descrito como um “pedaço de carne” que cresceu no olho, o pterígio resulta da degeneração da conjuntiva que, ao crescer em direção à pupila, acaba por ocupar parte significativa da córnea.

Por não ser infecioso nem transmissível, o pterígio não é um problema grave. Todavia, a lesão tem tendência a aumentar à medida que os anos vão passando. Normalmente, os mais afetados são pessoas que trabalham ou passam muito tempo ao ar livre, expostos ao sol e a ventos fortes.

Nos casos mais avançados, o pterígio é facilmente identificável, mas em fases mais iniciais pode ser difícil percebê-lo.

Área da conjuntiva avermelhada em forma de asa com a ponta voltada para a córnea e elevada, é sinal fácil para identificar o pterígio. Entre os sintomas mais comuns, destacam-se:

Comichão e irritação nos olhos.

Visão turva.

Ardor e sensação de queimadura.

O tratamento dos sintomas do pterígio pode ser feito com recurso a colírios anti-inflamatórios e com lágrimas artificiais. A cirurgia é normalmente usada em situações mais graves com comprometimento da visão ou por razões estéticas.

Como prevenir o pterígio? 

Os sintomas do pterígio surgem normalmente associados a situações de exposição prolongada ao sol, cenários com vento e poeira ou situações de olho seco. Como prevenção, recomenda-se a utilização de óculos escuros, capazes de garantir prevenção contra os raios ultravioleta como também contra o vento.

Os óculos devem ser usados não só na rua, mas também durante a condução, já que neste período é comum estarmos mais expostos (a maioria dos vidros não tem proteção). No geral, o pterígio é mais comum no sexo masculino do que no sexo feminino. O grupo de pessoas mais afetado tem normalmente entre 20 e 40 anos.

Muitas vezes, o problema surge associado à pinguécula, uma degeneração muito semelhante mas que não atinge a córnea e com os mesmos sintomas que o pterígio e que impede a distribuição uniforme de lágrimas pela superfície ocular.

cirurgia de pterígio quantos dias de repouso, cirurgia pterigio preço, cirurgia pterigio riscos, como tratar pterígio, doença dos olhos pterígio, doença ocular, exerese de pterigio com transplante de conjuntiva, o que causa pterigio nos olhos, o que é pterígio, olho com pterígio, pos cirurgia de pterígio, pos operatorio pterigio cuidados, pterígio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.