329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Essiplus + OphthalSuite, uma dupla de sucesso na Clinsborges

O programa Essiplus em conjunto com o software OphthalSuite surgiu para dar resposta às necessidades das unidades de saúde. E a Clínica de Oftalmologia Clinsborges na cidade do Porto foi a primeira do país a adotar este sistema.

Hoje recordo um artigo que foi publicado na revista OtfalPro em 2018 sobre a excelência da parceria Essiplus e OphthalSuite. Na maioria das unidades de saúde, os exames encontram-se dispersos por vários equipamentos e não existe uma forma fácil de aceder a todos os exames de um único software.

Os médicos têm de lidar com os resultados dos exames impressos ou perder tempo deslocando-se ao equipamento. O OphthalSuite, da empresa Blueworks, surgiu para dar resposta a esta necessidade. Para facilitar a tarefa, criou uma ligação com o programa Essiplus, da Essilor.

E a Clínica de Oftalmologia Clinsborges na cidade do Porto foi a primeira do país a adotar este sistema, que vamos apresentar com mais detalhe a seguir.

“Há mais de 10 anos que pretendíamos integrar em rede toda a informação proveniente dos 12 equipamentos que temos na nossa clínica, e que são de 11 fabricantes diferentes. Apenas agora com a Blueworks, os seus conhecimentos e forma abrangente de atuação, conseguimos ir ao encontro do nosso objetivo, ao integrar toda aquela informação com o programa de gestão de doentes da Essilor, que temos desde 1998”, começou por dizer José Salgado Borges à OftalPro.

A Clinsborges iniciou o seu processo de informatização em 1999, com a adoção do software da Essilor para gestão de fichas clínicas, registo de informação e prescrição de tratamentos.

“Este software foi evoluindo, com a contribuição de vários oftalmologistas, e, em 2014, foi substituído pelo Essiplus. Podemos mesmo dizer que, hoje em dia, o Essiplus é o software de eleição de muitos médicos oftalmologistas”, explicaram-nos Tiago Bandeira, medical information technology da Essilor Portugal, e Fernando Trabuco, medical adviser da mesma empresa.

“O Essiplus é uma solução de gestão médica online, desenvolvida para a Essilor. Através de tecnologia de ponta, foi criada uma plataforma com elevada usabilidade, ergonomia e segurança, sendo de simples utilização, intuitiva e de fácil aprendizagem. Permite a gestão de todas as áreas de uma clínica: consultas, sala de espera, fichas clínicas, histórico de pacientes, prescrição eletrónica de medicamentos e faturação eletrónica, entre outras”, acrescentaram.

No entanto, no que respeitava ao acesso dos diversos exames complementares de diagnóstico (retinografia, campos visuais, biometria, microscopia especular, OCT, topografia de córnea, fotografia de segmento anterior), realizava-se primordialmente através de exames impressos em papel, o que criava desperdício de impressão, necessitava de muita coordenação entre as equipas a realizar exames e os médicos em consulta, entre outras desvantagens relacionadas com manutenção de arquivos em papel.

Assim, em 2013, José Salgado Borges identificou a necessidade de otimizar este aspeto da atividade da clínica e selecionou o OphthalSuite, produzido pela Blueworks, como a solução a adotar.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *