O que é Descolamento de retina? E quais são os tratamentos?

O descolamento de retina é uma doença na qual ocorre uma separação entre as camadas da retina e que é causada pela passagem de líquido para o espaço sub-retiniano. Dependendo do grau de perda de visão pode mudar significativamente o estilo de vida do paciente.

A retina é uma fina estrutura de tecido nervoso que reveste a parte interna do olho. Quando parte ou a totalidade da retina se desprende surge o denominado descolamento da retina.

O descolamento de retina pode causar diminuição súbita na visão, percepção de sombra no campo de visão, de pontos pretos e de flashes luminosos.

É importante salientar que esta doença ocular pode progredir rapidamente. Aliás, se não for tratado, o descolamento pode progredir para o centro da retina (mácula) e causar danos na visão central.

Acresce ainda que se uma pessoa já teve um descolamento de retina em um dos olhos, então também tem maiores hipóteses de desenvolver o mesmo problema no outro olho.

2 tipos de descolamento de retina

Descolamento regmatogéneo da retina: ocorre devido à rotura em toda a espessura do tecido retiniano, permitindo a passagem do vítreo liquefeito para o espaço sub-retiniano.

Descolamento da retina sem a presença de roturas: o líquido sub retiniano é originado da camada corio-capilar (coróide).

Tratamentos do descolamento de retina

O tratamento do descolamento de retina envolve o reposicionamento da retina no local de origem.

Para isso existem alguns procedimentos como laser, crioterapia, retinopexia com indentação escleral, retinopexia pneumática e vitrectomia.

Cada procedimento tem indicação específica e cabe ao oftalmologista decidir qual o tratamento ideal para cada caso. Alguns casos podem e devem ser acompanhados apenas clinicamente até a sua resolução.

Tratamento Retinopexia pneumática

Tratamento para o descolamento da retina com a injeção de gás na cavidade vítrea, de modo a que a bolha de gás pressione a área de rotura, forçando-a de volta para o lugar.

Tratamento Retinopexia com indentação escleral

Cirurgia para o tratamento de descolamento da retina feita com a fixação de um anel de silicone ao redor do globo ocular, com o objetivo de comprimir o olho e reduzindo o descolamento.

Tratamento Vitrectomia Posterior

Cirurgia para retirar uma parte ou todo o humor vítreo da parte posterior do olho o qual é substituído por líquido ou gaz com a finalidade de reaplicar a retina.

Tratamento Vitrectomia via pars-plana

Termo que indica um conjunto de procedimentos que se destinam a retirar uma parte ou todo o humor vítreo da câmara posterior do olho, através de pequenas incisões localizadas a poucos milímetros atrás do limbo esclero-corneano e que podem ou não necessitar de sutura após a intervenção cirúrgica.

causas de descolamento de retina, descolamento de retina, descolamento de retina causas, Descolamento regmatogéneo, doenças oculares, lesão na retina tratamento, mapeamento de retina, retina, retina do olho, retina do olho descolada, sintomas do descolamento de retina, tipos de descolamento de retina, Tratamento Retinopexia, Tratamentos do descolamento de retina, tratamentos oculares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.