Já ouviu falar de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade?

A Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é uma doença que atinge principalmente as pessoas com mais de 60 anos de idade, que resulta do “envelhecimento” da mácula, a zona mais sensível e nobre da retina.

Existem 2 formas de apresentação. Uma forma “seca” ou “atrófica” e uma forma “húmida” ou “exsudativa” que embora menos frequente, é a responsável pela maioria de casos de cegueira associados à DMRI.

Sintomas da Degenerescência Macular Relacionada com a Idade

Uma vez que a mácula é afetada na DMRI, o doente pode referir uma mancha no centro do campo visual, alteração da visão das cores e imagens distorcidas ou enevoadas ou com alteração do tamanho ou forma dos objetos.

Com a alteração da visão central o doente passa a ter dificuldade em ler, escrever, reconhecer as faces, ver televisão, etc.

Na maioria dos casos há um envolvimento de ambos os olhos, podendo variar o atingimento bilateral entre alguns meses e alguns anos.

Causas da Degenerescência Macular Relacionada com Idade

Embora as causas da DMRI não sejam conhecidas apontam-se como possíveis fatores de risco, embora muitos não confirmados.

Fatores individuais:

Idade

História familiar de DMRI

Alimentação – Uma alimentação rica em frutos frescos e legumes (anti-oxidantes naturais) poderá retardar ou reduzir a gravidade da doença. Perante uma alimentação desequilibrada e pobre em antioxidantes o médico poderá receitar suplementos antioxidantes, que se acredita poderem retardar a evolução da doença.

Condições Ambientais:

Exposição ao sol (proteger os olhos dos raios solares azuis e UV)

Exposição ao fumo do tabaco

Diagnóstico e tratamento da Degenerescência Macular Relacionada com Idade

A DMRI é diagnosticada pelo Oftalmologista através da observação do fundo ocular e de exames específicos tais como a Angiografia Fluoresceínica e o OCT, que permitem observar pormenorizadamente a retina.

Os tratamentos disponíveis vão desde a possível utilização de antioxidantes até à cirurgia para remoção de membranas neovasculares, à fotocoagulação pelo laser e, mais recentemente, à injecção intra-vítrea de anti-angiogénicos.

Uma vez que os tratamentos disponíveis não garantem a cura, é fundamental tentar controlar a doença e estar atento à evolução das lesões.

Para este efeito, deverá ser recomendado ao doente a realização frequente de um teste muito simples (grelha de Amsler), cuja alteração (distorção das linhas) é uma indicação preciosa para o doente consultar rapidamente o seu oftalmologista.

degeneração macular, degeneração macular seca, degeneração macular seca tratamento, degeneração macular sintomas, degeneração macular tem cura, degeneração macular tratamento, degeneração macular tratamento natural, Degenerescência macular, Degenerescência Macular Relacionada com Idade, DMRI, dmri seca, dmri tratamento, doenças oculares, macula degenerativa, macula do olho, macula ocular tratamento, tratamentos para degeneração macular

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Marcar Consulta

Necessita de algum esclarecimento ou de agendar uma consulta de oftalmologia?

Utilize um dos contactos disponibilizados.