329-logo-blog-sticky
  • ATIVIDADE ACADÉMICA
    VER PÁGINA

Consulta de oftalmologia: descubra tudo o que deve saber

Os olhos são um instrumento fundamental no dia a dia, e estar atento aos sinais que eles nos vão dando é o primeiro passo para que consigamos manter a acuidade visual. Consultas de oftalmologia de rotina ajudam a garantir que tudo está bem. É nestas alturas que deve expor todas as suas dúvidas e explicar as diferenças que tem notado.

Home Clinsborges

Os olhos são um instrumento fundamental no dia a dia, e estar atento aos sinais que eles nos vão dando é o primeiro passo para que consigamos manter a acuidade visual. Consultas de oftalmologia de rotina ajudam a garantir que tudo está bem. É nestas alturas que deve expor todas as suas dúvidas e explicar as diferenças que tem notado.

A escolha do especialista que o vai acompanhar também é importante. Embora um médico de família o possa ajudar nalgumas situações, haverá outras em que este o reencaminhará para um oftalmologista que seja capaz de fazer um diagnóstico mais completo.

De forma geral, podemos descrever a oftalmologia como a área da medicina que é responsável pela saúde dos seus olhos, ou seja, pela preservação da visão. Assim, falamos não só da acuidade visual, mas também de toda as estruturas que compõem os olhos (pálpebras, vias lacrimais, vítreo, retina, etc.), além de todas as estruturas responsáveis por levar a informação visual para o cérebro.

Numa consulta de oftalmologia, são normalmente executados alguns processos padronizados. A escolha dos exames é do critério do especialista que os deverá selecionar segundo a situação que está perante ele. Deixamos abaixo alguns dos testes mais comuns:

Avaliação externa

Por ser uma das análises que normalmente se fazem primeiro, a avaliação externa é mais abrangente. Nesta análise, é feita uma avaliação dos olhos, pálpebras e canais lacrimais. O objetivo é perceber se existe alguma zona irritada ou com algum problema aparente. Trata-se de uma forma de perceber aquilo que deve ser analisado com mais detalhe.

Teste ortóptico

O teste ortóptico incide sobre o funcionamento dos músculos oculares. O objetivo é perceber se estes se movem corretamente e se reagem aos estímulos visuais que são apresentados. É uma forma de diagnosticar ou perceber o grau de estrabismo ou ambliopia.

Biomicroscopia

Através de um microscópio binocular chamado lâmpada de fenda, um aparelho que permite a observação tridimensional das estruturas dos olhos, o oftalmologista é capaz de detetar alterações que ocorrem em inflamações, infecções, traumas, malformações, doenças sistémicas e outras situações que constituem os sinais para fazer o diagnóstico de inúmeras doenças, tais como: blefarites, conjuntivites, cataratas, uveítes, glaucoma, entre outras.

Tonometria

A medida da pressão intraocular é realizada com aparelhos chamados tonómetros. Alguns, os de aplanação, que são os mais utilizados, geralmente adaptados nas lâmpadas de fenda, e necessitam instilação de colírios para realização do exame. Outros utilizam ar comprimido, e são os chamados tonómetros de ar ou pneumo-tonómetros.

Oftalmoscopia

Este exame tem como objetivo perceber o funcionamento/estado da retina, disco ótico e coróide. Serve para diagnosticar ou orientar para uma análise mais profunda capaz de detetar problemas como o glaucoma, a retinopatia diabética ou a retinopatia hipertensiva.

Exame de refração

É um dos exames mais comuns. O exame de refração utiliza-se para determinar a existência de miopias, astigmatismos e hipermetropias. São colocadas imagens, letras ou números a alguma distância e perto e o paciente será estimulado a dizer o que vê.

Dependendo daquilo que for detetado, o oftalmologista poderá executar novos testes ou pedir que sejam feitos exames mais específicos, mais comumente a refratometria que fornece as dioptrias a serem prescritas. Um correto diagnóstico é fundamental para que o tratamento seja eficaz garantindo uma boa visão e a qualidade de vida do doente.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *